ATRATIVOS DA REGIÃO
Um cenário inesquecível, um dos mais completo Roteiros Ecológicos do Brasil
A belíssima região do Sul de Minas Gerais, encravada entre sete picos dos mais altos do País, concentram-se as imponentes Terras Altas da Mantiqueira, um cenário inesquecível em meio à exuberância da floresta tropical da Mata Atlântica e onde as quatro estações do ano se definem bem ao estilo europeu. São montanhas e vales, bosques de araucária entrecortados aqui e ali por lindas cachoeiras e uma flora singular de espécimes de climas quentes e frios convivendo em perfeita harmonia e abrigando uma fauna bem diversificada. O circuito oferece temperaturas entre 8 graus negativos e 35 graus positivos, paisagens deslumbrantes, comidas típicas de regiões frias e da culinária mineira, belas cachoeiras, pesca, prática de esportes radicais. Como opção de compras a região oferece queijos, linguiças, cachaças, compotas e cerâmicas. Mantiqueira em tupi quer dizer "serra que chora", devido às inúmeras cachoeiras. A região é uma das mais altas do Brasil, recortada por profundos e formosos vales. O tapete verde da Mata Atlântica se estende pelo relevo, onde se refugia uma rica fauna. Nas manhãs frias as chaminés denunciam uma saborosa e acolhedora culinária, que se desenvolve à beira dos fogões à lenha, repleta de quitutes e especiarias. Próxima dos 3 maiores centros urbanos brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, estas cidades são destinos certos para quem busca lazer, descanso e tranquilidade num dos maiores complexos ecológicos de Minas e do País. O Circuito Terras Altas da Mantiqueira é um dos mais completos roteiros ecológicos do Brasil.
Trem Turístico
A região conta com passeios de trem turístico, Maria Fumaça. Uma viagem ao passado com belas paisagens.
Cachoeiras
A região é repleta de belíssimas cachoeiras em suas zonas rurais.
Parque Nacional do Itatiaia PNI
Com paisagens paradisícas, com 3 dos maiores picos do Brasil, O significado histórico e a enorme relevância ambiental, turística e estratégica dão ao Parque Nacional do Itatiaia um papel de referência entre as Unidade de Conservação do Brasil.
Estrada Real
A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.
A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.
Caminho dos Diamantes
O caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina.
Caminho Novo
Criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio.
Caminho Velho
Também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty.
Caminho do Sabarabuçu
Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular.
Mais informações no site oficial: institutoestradareal.com.br